Categoria:
Pubblicato:
24 Ottobre 2025
Aggiornato:
24 Ottobre 2025
Secretário apoia estudo do governo Lula sobre tarifa zero nos ônibus
Secretário apoia estudo do governo Lula sobre tarifa zero nos ônibus Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) nesta quinta-feira, 23, para...
Secretário apoia estudo do governo Lula sobre tarifa zero nos ônibus
Secretário apoia estudo do governo Lula sobre tarifa zero nos ônibus
Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) nesta quinta-feira, 23, para debater a implantação da tarifa zero no transporte público, o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e ex-vereador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), demonstrou entusiasmo com a possibilidade da proposta sair do papel.
Apofondimento
Em seu discurso, o chefe da Setre afirmou que o valor da passagem afeta diretamente a população mais pobre do país e afirmou ser favorável ao estudo de viabilidade encomendado pelo governo Lula (PT) para avaliar a possibilidade de adoção da medida nas grandes cidades. “O transporte público tem que ser encarado como um direito e não como mero serviço. Em Salvador milhares de pessoas deixam de pegar ônibus por falta de dinheiro. Quando aumenta a tarifa o problema se agrava, mas quando chega ao fim do ano as empresas cobram mais subsídios pois alegam que tiveram menos passageiros, um ciclo vicioso infinito. Vemos com bons olhos a iniciativa do Presidente Lula de realizar estudos para implantar a tarifa zero”, disse Augusto.

Possibili Conseguenze
A bancada de oposição na CMS criou uma frente parlamentar mista para discutir a tarifa zero nos transportes públicos de Salvador. A nova frente parlamentar vai debater a viabilidade de uma total isenção de tarifas nos ônibus da cidade. Atualmente, os soteropolitanos desembolsam R$ 5,60 para utilizarem o serviço.
Opinione
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), voltou a ironizar a possibilidade de tarifa zero, sugerida por membros do governo Lula. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que o custo anual do transporte público, no município, é superior a R$ 1,33 bilhão, valor que está acima da capacidade de orçamento da atual administração. “Alguém vai ter que pagar essa conta. Vamos parar de piada, de conversa fiada, de enrolar a população. Se o governo federal assumir, terá todo o nosso apoio. Porém, os municípios não têm condições de bancar isso sozinhos”, disse à época.
Analisi Critica dei Fatti
Uma das grandes apostas para o fim do mandato do governo Lula (PT) é estabelecer a tarifa zero para os transportes públicos do país. A viabilidade da medida vem sendo amplamente estudada pela equipe econômica da gestão, a pedido do próprio mandatário. A fim de avançar com o projeto, o Ministério da Fazenda vem se debruçando em antigos estudos já encomendados pelo governo que perpassam sobre o financiamento do setor de transportes.
Relazioni con altri fatti
Segundo Bruno, a proposta só será viável se de fato o governo federal bancar parte do custo do sistema — o plano vem sendo estudado pela gestão do presidente Lula, mas não teria condições de ser implementado já em 2026, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Contesto Storico
A discussão sobre a tarifa zero nos transportes públicos é um tema recorrente no Brasil, especialmente em grandes cidades como Salvador. A medida é vista como uma forma de reduzir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida da população mais pobre.
Fonti
Fonte: Sito da Fonte
Link diretto: https://www.sitodafonte.com.br/noticia/secretario-apoia-estudo-do-governo-lula-sobre-tarifa-zero-nos-onibus
Nota redazionale:
Tutte le notizie pubblicate da Universal Opus provengono da fonti giornalistiche locali del Paese a cui la notizia si riferisce. Le rielaborazioni sono effettuate al solo scopo di rendere i contenuti più chiari, neutrali e accessibili a un pubblico internazionale, nel rispetto della forma originaria. L’intento è favorire una comprensione diretta e non filtrata degli eventi, così come vengono percepiti e raccontati nei contesti di origine. La categoria dell'articolo indica il pese di provenienza della notizia. Universe Today è un ponte culturale, non una testata. Ogni articolo è una rielaborazione di una fonte giornalistica locale: la categoria indica il Paese della fonte, non il luogo dell’evento.
Metodo di rielaborazione basato su: principi di semplicità del buon senso comune, chiarezza, imparzialità, sobrietà e responsabilità giornalistica, come indicato nelle linee guida editoriali di Italfaber.
Le informazioni contenute in questo articolo sono state verificate e validate attraverso fonti affidabili e aggiornate. Tuttavia, è possibile che alcune informazioni non siano state confermate o che ci siano discrepanze tra fonti diverse. In tal caso, si prega di segnalare eventuali errori o inesattezze.
Se sei curioso di sapere secondo quali principi è stata rielaborata questa notizia, leggi la nostra politica editoriale.